Técnicos recebem formação para Vigilância e Controlo da Vespa Velutina

18 Out '18

Com o objetivo de implementar o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, decorreu no dia 18 de outubro de 2018, uma ação de formação no Centro Cultural, em Mirandela, promovida pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

A presença da vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática, tem alguns efeitos negativos, nomeadamente na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas. Na saúde pública, mesmo não sendo mais agressiva que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reage de modo bastante agressivo incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Este plano visa a prevenção, vigilância e controlo da vespa velutina em território nacional com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola, do efetivo apícola e da defesa da produção animal de mel, bem como à minimização dos impactos sobre a biodiversidade.
É da competência das Câmaras Municipais a coordenação de ações para a eliminação dos ninhos, através do serviço de veterinária e proteção civil municipal.