Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Técnicos recebem formação para Vigilância e Controlo da Vespa Velutina

Vespa velutina mirandela v2 1 980 2500
18 Out '18

Com o objetivo de implementar o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina, decorreu no dia 18 de outubro de 2018, uma ação de formação no Centro Cultural, em Mirandela, promovida pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.


A presença da vespa velutina, vulgarmente conhecida por vespa asiática, tem alguns efeitos negativos, nomeadamente na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas. Na saúde pública, mesmo não sendo mais agressiva que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reage de modo bastante agressivo incluindo perseguições até algumas centenas de metros.


Este plano visa a prevenção, vigilância e controlo da vespa velutina em território nacional com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola, do efetivo apícola e da defesa da produção animal de mel, bem como à minimização dos impactos sobre a biodiversidade.
É da competência das Câmaras Municipais a coordenação de ações para a eliminação dos ninhos, através do serviço de veterinária e proteção civil municipal.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791