Semana Europeia da Mobilidade com muita adesão

27 Set '18

As comemorações da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) terminaram, no passado sábado, dia 22 de setembro, em Mirandela, com o Dia Europeu sem Carros.

Foi uma semana recheada de atividades que, além de sensibilizarem a população para as questões ambientais e mobilidade sustentável, deram vida à cidade.
Esta edição foi a mais participada de sempre a nível nacional, registando 94 municípios e 98 localidades aderentes. Por Mirandela, a adesão foi também muito significativa e envolveu toda a comunidade, incluindo as coletividades.
A semana arrancou com o passeio inaugural da ciclovia urbana que juntou dezenas de pessoas de várias idades. O dia seguinte foi dedicado à mobilidade elétrica e estiveram em exposição, na rua da República, carros elétricos com várias demonstrações.
Apresentou-se a equipa de identificação de barreiras arquitetónicas à mobilidade, um grande passo para melhorar as condições da cidade, dar apoio e tornar mais independentes as pessoas portadoras de mobilidade reduzida.
Também a Polícia de Segurança Pública organizou uma ação de sensibilização sobre boas práticas rodoviárias para alunos do 3° e 4° anos de escolaridade, numa perspetiva pedagógica.
Na atividade “Troca por Troca” cada cidadão pôde trocar dez garrafas de plástico por uma caneca reutilizável.
A par destas iniciativas, estiveram patentes no Centro Cultural de Mirandela exposições ambientais.
A SEM culminou com o Dia Europeu sem Carros - Na Cidade Sem o Meu Carro, com algumas ruas fechadas ao trânsito que deram lugar a várias atividades como uma caminhada, arruada pelo grupo Folclórico S. Tiago e corridas de carrinhos de rolamentos.

Durante toda esta semana, os mirandelenses tiveram acesso a viagens gratuitas nos transportes públicos municipais, no metropolitano de superfície e no autocarro urbano.