Passeio inaugural assinala conclusão da ciclovia

20 Set '18

No âmbito da Semana Europeia da Modalidade, realizou-se no domingo, dia 16 de setembro de 2018, um passeio inaugural de bicicleta da ciclovia de Mirandela e reuniu dezenas de pessoas.
Está assim concluída a primeira fase da requalificação do acesso rodoviário, desde o centro da cidade de Mirandela até ao nó norte da autoestrada transmontana (A4). Obra integrada no PAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - que está inserida numa candidatura submetida ao Programa Norte 2020.

Este troço já não tinha uma intervenção de fundo há quase trinta anos. Para além de reabilitar os pisos existentes, já degradados, as obras contemplaram a construção de novas vias para uso pedonal e para ciclistas, a remarcação de passadeiras, reforço da iluminação noturna e colocação de sinalização horizontal e vertical.

A construção da ciclovia e a renovação dos passeios foram intervenções impreteríveis para obter financiamento do Norte 2020. Já o pavimento sem ciclovia, o saneamento e a renovação das águas não foram incluídos nesse financiamento.
A empreitada representa um investimento de 1,6 milhões de euros com financiamento comunitário de 50 por cento.