30 Nov '17

A Câmara Municipal de Mirandela e a Rede Social, através das várias entidades parceiras, assinalaram o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres no dia 25 de novembro, com o objetivo de alertar a sociedade para os vários casos de violência, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Para tal, foram realizadas ações de sensibilização através da afixação de cartazes e distribuição de panfletos com o apoio da Guarda Nacional Republicana. A temática foi também abordada pelas várias paróquias e pela comunidade educativa em contexto de sala de aula.

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres.

A escolha deste dia tem por base a data em que, em 1960, as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.

A partir dessa data, o dia 25 de novembro, passou a ser uma data de referência para todas aquelas que já foram vítimas dos vários tipos de violência.