Festa dos Caretos em Torre de Dona Chama

03 Jan '17

A vila de Torre de Dona Chama cumpriu mais uma vez a tradição da Festa dos Caretos e em honra de Santo Estevão nos dias 25 e 26 de dezembro.

O sagrado e o profano unem-se em lutas fictícias, representações cénicas e cultos religiosos que opõem simbolicamente mordomos (cristãos) e caretos (mouros), mas que unificam uma população que não deixa de celebrar os seus costumes mais ancestrais.

Para poiar esta festividade, a Dona Flamula - Associação para a defesa do Património da Torre, apoiada pela Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama e pela Câmara Municipal de Mirandela candidatou-se ao "Programa Tradições edp", tendo obtido uma verba de 25 000€, comparticipada em 25% (7 000€) pela Câmara Municipal de Mirandela.