Mais de 800 alunos assistiram, no Centro Cultural de Mirandela, às primeiras sessões do Ciclo de Teatros “Literatura Portuguesa em Palco”, uma iniciativa do Município que aposta na valorização dos grandes clássicos da literatura nacional através da sua encenação.
Integrado no Projeto PIPSE, no eixo das Literacias, e no CLDS 5G, no âmbito do Eixo 2 – Combate à Pobreza e Exclusão Social de Crianças e Jovens, o programa pretende aproximar as escolas e despertar nos jovens o interesse pela leitura e pela interpretação crítica das obras estudadas em contexto curricular.
A programação é dirigida a estudantes do Agrupamento de Escolas de Mirandela, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais (EPA) e da Escola Profissional de Arte de Mirandela, ESPROARTE.
A 27 de fevereiro foi apresentada Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, num espetáculo que evidenciou a intensidade dramática e os conflitos centrais do romantismo português. No dia 2 de março, o palco recebeu Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, textos fundadores do teatro português, cuja sátira social continua a dialogar com a atualidade.
Para o dia 26 de maio estão reservadas as representações de Os Maias, de Eça de Queirós, e de O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago, ampliando o contacto dos estudantes com diferentes correntes literárias e contextos históricos.
As produções cénicas estão a cargo da Associação Artística, Etcetera e da Filandorra – Teatro do Nordeste, companhias com reconhecida experiência na adaptação dramatúrgica de textos literários e na sua concretização em palco.
O ciclo é financiado pela Câmara Municipal de Mirandela, no âmbito da sua política de investimento na educação e na cultura, procurando garantir igualdade de oportunidades no acesso a iniciativas culturais e reforçar a ligação entre a escola e a comunidade.



