No âmbito do planeamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2026), o Município de Mirandela promoveu, no dia 15 de abril, uma ação de sensibilização com a participação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Guarda Nacional Republicana SEPNA, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A iniciativa reuniu representantes das 30 freguesias do concelho, reforçando a importância da articulação entre entidades e da coordenação de procedimentos na prevenção e combate aos incêndios rurais.
Durante a sessão, foram abordadas matérias relacionadas com a organização do dispositivo, gestão de meios, comunicação operacional e reforço das ações de prevenção junto das populações.
A mensagem central sublinhou que a segurança da população depende do comportamento responsável e coordenado de todos os agentes, tanto na prevenção como na resposta a incêndios.
Destacou-se ainda a relevância do programa Aldeias Seguras Pessoas Seguras, tendo o Serviço Municipal de Proteção Civil assumido o compromisso de voltar a contactar todas as freguesias, independentemente de já integrarem ou não o programa, com vista ao reforço da sensibilização e preparação das comunidades.



