Sapadores Florestais em Formação

16 Mai '19

Os Sapadores Florestais da Câmara Municipal de Mirandela começaram a formação profissional no dia 14 de maio. A certificação de Sapador Florestal é obtida após conclusão com aproveitamento das unidades de formação de curta duração (UFCD) do Catálogo Nacional de Qualificações, no total de 325 horas.
Esta formação contempla módulos sobre equipamentos e veículos; constituição, funcionamento e conservação de equipamentos motomanuais; segurança e saúde no trabalho; e vigilância, primeira intervenção e técnicas de rescaldo em incêndios rurais.

Após o término da formação os Sapadores Florestais irão exercer as suas funções na área do perímetro florestal da Serra de Santa Comba e na área de Rede Natura 2000, no Quadraçal do Romeu ou em outros locais onde se designe ser urgente a sua intervenção. Estes homens irão proteger e vigiar a floresta e sensibilizar as pessoas para a sua proteção.