Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Estudo sobre o uso das técnicas tradicionais de fogo e pastoreio em Mirandela

Queimada ipb mirandela 1 980 2500
08 Mai '19

No passado dia 3 de maio, realizou-se uma queimada numa parcela de terreno considerada piloto, localizada perto da Ribeira das Carvas, Vimieiro, com o objetivo de implementação de um estudo sobre o uso das técnicas tradicionais de fogo e pastoreio na gestão dos espaços abertos de montanha. Este ensaio é da responsabilidade do Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária (IPB-ESA), no âmbito do projeto “Open2preserve” e é financiado pelo Fundo Social Europeu.

A queimada foi efetuada pelo Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro de Mirandela (GIPS), contando também com a participação de um elemento (operacional de queima) dos Bombeiros Voluntários de Mirandela, em parceria com a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil-Gabinete Técnico Florestal (SMPC-GTF), no âmbito da realização de queimadas extensivas sem custos para o requerente.
Da parte do IPB participaram os docentes e investigadores Marina Castro, responsável pela participação do IPB neste projeto e João Paulo Castro, membro da equipa.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791