Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Serrar a Belha em Vale Telhas atraiu milhares de visitantes

Serrar a belha mirandela 1 980 2500
25 Abr '19

Milhares de pessoas oriundas de todo o país rumaram, no dia 20 de Abril, até à aldeia de Vale de Telhas para assistir ao “Serrar da Belha”.
Esta tradição já tinha sido recuperada há alguns anos pelos habitantes valetelhenses mas só este ano é que resolveram abrir ao público num evento em grande que atraiu muitos curiosos.
As tascas abriram às 15 horas e depressa o largo encheu ao som dos Gaiteiros de Urrós acompanhados das animadoras Marias Malucas. Pela aldeia havia tabernas caracterizadas a rigor que fizeram as delícias dos visitantes.
Às 21 horas iniciou o “Serrar a Belha” protagonizado pela velha e o pineto (homem rico da aldeia). As duas personagens principais, ambos valetelhenses, foram acompanhadas pelos netos “chorosos”, mulheres e homens também da freguesia. Percorreram as casas com a “Belha” quase no leito da morte, onde o Pineto foi fustigando para que a velha má fosse fazendo o seu testamento carregado de alusões à vida das pessoas da freguesia e aos acontecimentos mais importantes do ano. No final da encenação foi queimada uma velha de seis metros.
A animação não ficou por aqui e a noite continuou até de madrugada com os espetáculos de Galandum Galundaina, Xükalhos e Dj Gaiteirinho.
A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia, em parceria com a Associação Recreativa Cultural e Desportiva, e com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791