Já está disponível um compostor comunitário

04 Abr '19

A Resíduos do Nordeste, em parceria com a Câmara Municipal, promoveu uma sessão de demonstração de compostagem, no dia 30 de março, no Parque Dr. José Gama (Zona Verde).
No âmbito da campanha Educar para uma Economia Circular está disponível, na Zona Verde (junto ao campo de ténis), para todos os habitantes, um compostor comunitário onde se pode e deve colocar os resíduos domésticos.
Estão também a ser disponibilizados 100 compostores domésticos para distribuir pela população do concelho de Mirandela.
Esta é uma ação piloto que pretende promover hábitos ambientais sustentáveis. A Campanha de Sensibilização Ambiental "Educar para a Economia Circular", implica um investimento total de cerca de 167 mil euros, financiada em 85% pelo PO-SEUR, e está a ser implementada nos municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.
A compostagem é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo.