Semana da Água, Proteção Civil, Árvore e Floresta vivida intensamente

28 Mar '19

A Câmara Municipal de Mirandela, através do setor do ambiente e da proteção civil, assinalou com várias atividades a Semana da Água, Proteção Civil, Árvore e Floresta, que encerrará com a adesão à Hora do Planeta e que irá ter lugar no dia 30 de março.

Do dia 9 a 24 de março, o foco foi a sensibilização ambiental a vários níveis. Entre outras atividades, assinalou-se o dia da Árvore, com a plantação simbólica de árvores entre crianças e idosos, actividades educativas sobre queimadas e queimas na EPA, destacando-se ainda o dia mundial da água, com um ciclo de palestras sobre a importância da água no planeta e entradas gratuitas na piscina municipal, ações educativas nas escolas de 1º ciclo e exposição de trabalhos sobre a água realizados pelas escolas.

Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, foi realizada uma queimada extensiva e simulacros de incêndio rural "Pessoas Seguras na Torre D. Chama", tendo sido implementados programas "Aldeia Segura" e "Pessoas Seguras" nas freguesias da Bouça e Torre D. Chama.

De forma a fomentar a prática da reciclagem, organizou-se mais uma iniciativa de trocas ambientais, esta semana dedicada às fileiras de plástico, promovendo simultaneamente o uso de plantas aromáticas e medicinais nos jardins privados.

Além disso, ao longo de toda a semana decorreram muitas palestras e sessões de esclarecimento para os mais variados públicos. Para encerrar a semana, decorreu uma caminhada ao longo das margens do rio, com um percurso de cerca de 7 Km, onde foi possível contemplar a paisagem ribeirinha, que contou com cerca de 90 caminhantes.

As acções foram planeadas em parceria com várias entidades exteriores, nomeadamente, a Academia Portuguesa da Água, o Agrupamento de escolas de Mirandela, a Santa Casa da Misericórdia, a GNR, os GIPS, a Escola Profissional Agrícola de Carvalhais, Bombeiros Voluntários de Mirandela e Valorpneu.