Limpeza e higienização dos reservatórios de água destinada ao consumo humano

21 Mar '19

A Câmara Municipal de Mirandela, enquanto entidade gestora de sistemas públicos de abastecimento de água, vai iniciar, o procedimento de limpeza e higienização dos reservatórios de armazenamento de água destinada ao consumo humano.

Trata-se de uma ação preventiva, no âmbito do programa de monitorização operacional da rede pública de abastecimento de água, no sentido de preservar as respetivas redes e reduzir potenciais riscos de contaminação.
Este procedimento envolve a limpeza e desinfeção de 77 reservatórios, cuja gestão e manutenção são da responsabilidade da Câmara Municipal. Na sua maioria são infraestruturas apoiadas (laje de fundo apoiada no terreno), com capacidade entre 25 a 550 m3.
A adoção de boas práticas na operação e manutenção dos reservatórios é condição necessária para garantir uma água segura nas suas características físicas, químicas e microbiológicas.
Nesta conformidade, a limpeza e higienização periódica dos reservatórios é imprescindível na garantia da potabilidade da água, sem alteração das suas características ao longo da rede de adução e distribuição.

Este procedimento terá início na próxima semana e irá prolongar-se durante o mês de abril.