Uma centena de compostores domésticos disponíveis para a população

26 Fev '19

No âmbito da campanha “Educar para uma Economia Circular”, promovida pela empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, foram disponibilizados 100 compostores domésticos para distribuir pela população do concelho de Mirandela.

Os interessados deverão dirigir-se ao Gabinete de Ambiente (edifício das antigas Águas, junto à escola Central), para levantamento do compostor doméstico e guia de compostagem, mediante preenchimento dos dados necessários.

Esta entrega está limitada ao stock existente. A ação será acompanhada periodicamente, através da visita de um monitor da empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras, não estando este processo confinado a todas as pessoas que têm a sua vida compartimentada em espaços urbanos, com o jardim reduzido a uns vasos e a umas floreiras na varanda ou mesmo em casa.