Arranca campanha “Educar para a Economia Circular”

19 Fev '19

Mirandela recebeu, no dia 21 de fevereiro, a apresentação da campanha “Educar para uma Economia Circular”, promovida pela empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, onde foi anunciada a colocação de mais 42 ecopontos no concelho que passará a ter 147 no total.
A campanha ambiental, financiada no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Poseur) do Portugal 2020, assentará em três pilares fundamentais, a Compostagem Doméstica, Comunitária e Desperdício Alimentar, nesta base serão desenvolvidas uma série de ações.
No que concerne à Compostagem Doméstica serão selecionadas moradias/famílias, e/ou de munícipes que manifestem interesse e estejam motivados para este tema. Serão entregues compostores e está planeada uma logística para esta ação desde a divulgação até entrega do compostor. Haverá um rastreio feito pela Resíduos do Nordeste, de forma a acompanhar, motivar e quantificar resultados nos compostores entregues. Pretende-se motivar a adesão à continuidade, pelo que haverá um pequeno reforço de compostores. Na Compostagem Comunitária, a ação está planeada para os prédios onde há um espaço para a colocar os compostores e será dinamizada também uma sessão de demonstração.
Finalmente, no que diz respeito ao Desperdício Alimentar, a campanha trabalhará com os estabelecimentos do comércio alimentar tradicional e industrial, onde está planeada uma logística para estabelecer o agendamento das reuniões com os estabelecimentos e IPSS identificadas pelo Município.
Será também organizada uma sessão de teatro de rua que pretende sensibilizar toda a população.
A implementação desta Campanha compreende um monitor a afetar a cada uma das ações para realização de ações de sensibilização e formação, acompanhamento in situ, monitorização e reporte de resultados.