Mais de duas centenas de alunos vão estar 'Junto à Terra'

19 Fev '19

O Museu da Oliveira e do Azeite acolheu, no dia 20 fevereiro, um fórum participativo do projeto Junto à Terra (JaT) Tua para a preparação dos trabalhos de campo, onde vão participar 236 alunos de Mirandela.
Este é um projeto de educação para a sustentabilidade, dirigido aos alunos do 8º ano de escolaridade, onde a importância da biodiversidade é comunicada numa linha conceptual que parte do pensamento global para a ação local.
Os jovens mirandelenses vão durante três dias participar em várias oficinas de campo que abarcarão várias áreas de conhecimento ambiental. É um processo que procura criar nos jovens uma abordagem de Sustentabilidade feita de atitudes, de mudança comportamental e de uma (re)valorização do território por força do contributo do património natural e dos serviços dos ecossistemas para a economia local e bem-estar da sua comunidade e população em geral.
O JaT nasceu da estratégia definida pela EDP e o Parque Natural Regional Vale do Tua (PNRVT) para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente do aproveitamento hidroelétrico Foz Tua. Assume-se como o instrumento de envolvimento da comunidade local capaz de trazer o Homem e a atividade humana à equação da conservação da natureza e da biodiversidade.