Iluminação pública será substituída por lâmpadas LED

14 Fev '19

A Câmara Municipal Mirandela vai levar a cabo a substituição de 1781 luminárias convencionais por umas mais eficientes de tecnologia LED, o que vai permitir uma poupança energética de cerca de 100 mil euros anuais e possibilita também reduzir a emissão de gases com efeito estufa.

Trata-se de uma operação que visa implementar uma iniciativa de eficiência energética na rede de iluminação pública, através da aposta em tecnologias que permitam uma boa relação custo-eficácia e eficiência energético-ambiental, nomeadamente com a implementação de equipamentos e/ou soluções mais eficientes que visem a melhoria da eficiência energética das instalações, em consonância com o Documento de Referência “Eficiência Energética na Iluminação Pública”, com substituição de luminárias convencionais por luminárias LED, visando a redução significativa da correspondente fatura energética.
Esta operação advém da aprovação da Candidatura de eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local – Aviso n.º NORTE-03-2017-42, designado por “PDCT – REABILITAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE MIRANDELA”.
O valor estimado de investimento (sem IVA) é de 374.250,00€.

Assim, prevê-se uma redução global representativa de 69,2%, traduzida na redução do consumo de energia de 689.989 kWh/ano (148,35 tep), a que corresponde uma poupança de 114.262,13 Euros (de acordo com a tarifa de iluminação pública em 2017 = 0,17, e que permitirá uma redução na emissão de gases com efeito de estufa de 248,40 tCO2.