Jornadas do Património Cultural Imaterial 2018 realizaram-se na Torre de Dona Chama

30 Jul '18

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, a Associação Dona Flâmula, a Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama e Câmara Municipal de Mirandela organizaram as Jornadas do Património Cultural Imaterial 2018, no dia 29 de Julho, na vila de Torre de Dona Chama.

O destaque nestas Jornadas foram as Festas de Santo Estevão, realizadas sempre no dia de Natal, 25 de Dezembro, e que remontam a uma tradição longínqua.

“O que descobrimos sobre a Festas de Santo Estevão de Torre de Dona Chama?” foi umas das comunicações do evento que apresentou os resultados da participação da Associação Dona Flâmula no Programa EDP tradições 2016/2018. A população torriense ficou assim mais sensibilizada para a tradição da sua festa e com mais consciência daquilo que é necessário preservar.

Terminou com um debate intitulado “Entre Caretos e Mouriscas - festas performativas com património cultural e imaterial”, onde estiveram os representantes do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada (Sobrado, Valongo), Paulo Moreira, do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto (Viana do Castelo), Pedro Rêgo, e da Associação Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros), António Carneiro, com o objetivo de trocar ideias e experiências.

Está patente, na Galeria, a exposição fotográfica “Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estevão da Torre de Dona Chama”.

O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, e da vereadora, Vera Preto.

Jornadas_do_Patrim_nio_Cultural_Imaterial_2018_1_1280_720