Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Jornadas do Património Cultural Imaterial 2018 realizaram-se na Torre de Dona Chama

Img 3462 1 1 980 2500
30 Jul '18

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, a Associação Dona Flâmula, a Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama e Câmara Municipal de Mirandela organizaram as Jornadas do Património Cultural Imaterial 2018, no dia 29 de Julho, na vila de Torre de Dona Chama.

O destaque nestas Jornadas foram as Festas de Santo Estevão, realizadas sempre no dia de Natal, 25 de Dezembro, e que remontam a uma tradição longínqua.

“O que descobrimos sobre a Festas de Santo Estevão de Torre de Dona Chama?” foi umas das comunicações do evento que apresentou os resultados da participação da Associação Dona Flâmula no Programa EDP tradições 2016/2018. A população torriense ficou assim mais sensibilizada para a tradição da sua festa e com mais consciência daquilo que é necessário preservar.

Terminou com um debate intitulado “Entre Caretos e Mouriscas - festas performativas com património cultural e imaterial”, onde estiveram os representantes do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada (Sobrado, Valongo), Paulo Moreira, do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto (Viana do Castelo), Pedro Rêgo, e da Associação Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros), António Carneiro, com o objetivo de trocar ideias e experiências.

Está patente, na Galeria, a exposição fotográfica “Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estevão da Torre de Dona Chama”.

O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues, e da vereadora, Vera Preto.

image title
image title
image title

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791