Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

A decisão de cortar os dois Plátanos de grande porte, junto ao estádio S. Sebastião, não foi fácil

1   pl tanos 1 980 2500
05 Jul '18

Quando se fala em Plátanos, muitos mirandelenses podem visualizar os dois exemplares que estão junto ao Estádio de São Sebastião. São de grande porte e a sua idade já é significativa. Essa é uma das razões que levam à tomada desta decisão. Os dois plátanos, ao serem cortados, vão continuar a ser património florestal e vão ter grande finalidade pedagógica, sendo expostos em local onde não danificam infraestruturas ou afetam a vida quotidiana, logo, sem riscos para pessoas e bens.
O Município optou por adjudicar a realização do corte dos dois plátanos, a especialistas em arboricultura urbana e garantir que parte dos troncos terá tratamento apropriado para, posteriormente, serem expostos e utilizados em atividades pedagógicas. Deste modo, poderão ser apreciados por todos e irão contar a sua história através da disposição dos anéis de crescimento e ao mesmo tempo, estará a contar-se a história da cidade. E, se possível, as partes do tronco entre a área basal e as primeiras pernadas, serão usadas para criação artística por parte de escultores transmontanos.
A necessidade de intervenções profissionais no planeamento de arvoredo em meio urbano conduz ao princípio fundamental a ter sempre em conta que é: plantar a árvore certa no sítio correto. Neste contexto, pode-se afirmar que os dois plátanos não são a árvore certa, nem aquele passeio é o sítio correto.
A opção de corte foi, também, fundamentada em princípios biológicos e numa cultura de respeito pela árvore, uma vez que o plátano não é uma espécie autóctone. Assim, o Município assume o compromisso de plantar muitas mais árvores de espécies autóctones.
A título informativo, refere-se que, em termos técnicos, a arborização em meio urbano deve ter em conta os seguintes aspetos para as espécies a plantar: Não possuir raízes superficiais ou agressivas, não ter frutos, folhas ou flores grandes, não possuir espinhos, não ser tóxica, não ser de grande porte (mais de 20 metros de altura), não possuir madeira frágil, suscetível à quebra (evite árvores de crescimento rápido) e não ser uma espécie invasora.
Existe no Município de Mirandela sensibilidade para as questões da preservação, racional e sustentada, da flora e da fauna.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha verde: 800 205 791