Dois plátanos de grande porte, junto ao estádio S. Sebastião, vão finalmente ser cortados

21 Jun '18

Por evidentes razões de segurança de pessoas e bens, vão ser cortados os dois Plátanos de grande porte existentes junto ao Estádio de S. Sebastião, na Rua da República.

No decurso de ações de fiscalização e prevenção que o Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolve estas duas árvores foram sinalizadas para corte prioritário, devido ao seu elevado porte (tanto em altura, como em diâmetro), pois poderão causar danos a transeuntes, trânsito rodoviário e ferroviário, moradias próximas, assim como ao parque desportivo adjacente. De forma a mitigar o risco de queda de ramos, a danificação das estruturas existentes e uma vez que a Rua da República se encontra em obras, considerou-se ser este o momento para o corte destes dois plátanos. Além disso, ocupam já uma parte substancial do passeio o que obriga a serem contornados pelos transeuntes e também já danificaram parte da proteção que delimita a linha férrea do passeio.

Do ponto de vista técnico a situação foi devidamente avaliada pelos Serviços do Município, tendo-se concluído não haver outra solução e vai proceder-se, urgentemente, ao referido corte. A operação será desenvolvida por profissionais especializados neste tipo de intervenções de arboricultura urbana, com recurso a máquinas e equipamentos adequados.

Apesar de se lamentar sempre o corte de elementos do património arbóreo, espera-se a compreensão da população, considerando que está em causa um bem maior – garantir a segurança de pessoas e bens.