Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Câmara de Mirandela reforça combate à Vespa Velutina: instalação de armadilhas já evitou a criação de cerca de 176 novos ninhos

03 Mai '24

Através do plano de combate à Vespa Velutina, a Câmara Municipal de Mirandela, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico-florestal, tem vindo a aplicar um conjunto de medidas que pretendem minimizar o impacto da presença desta espécie invasora carnívora, predadora de abelhas e que representa uma grande ameaça para a apicultura.

A colocação estratégica de armadilhas em vários pontos do concelho, a sensibilização da população e a desativação de ninhos inserem-se neste plano de ação.

Atualmente, Mirandela conta com 25 armadilhas estrategicamente posicionadas, visando garantir a segurança da população, proteger o efetivo apícola e, desta forma, minimizar os impactos no sector agrícola e no cultivo de produtos endógenos.

Desde o início da implementação deste projeto de distribuição de armadilhas já foram capturadas 176 vespas velutinas fundadoras, evitando assim a criação de um número equivalente de ninhos.

Em 2023, a autarquia mirandelense inoculou/destruiu 161 ninhos de Vespa Velutina, vulgarmente conhecida por Vespa Asiática.

No que diz respeito à saúde pública, embora não sejam mais agressivas que as espécies europeias, as vespas velutinas podem reagir de forma agressiva quando seus ninhos são ameaçados, perseguindo potenciais invasores por centenas de metros.

A deteção ou suspeita de ninhos de vespa velutina deve ser comunicada à Câmara Municipal, através dos contactos telefónicos 278 200 200 ou 800 205 791 (Proteção Civil) de forma a proceder-se à sua identificação e posterior destruição, com a brevidade possível, minimizando assim eventuais prejuízos.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791
Registo de Queima de Amontoados
CANAL DE DENÚNCIAS