Autarquia antecipa execução do plano de desratização e desbaratização no concelho

12 Mai '22

Atendendo ao aumento das temperaturas, atipicamente registadas durante os últimos dias, fator preponderante de surgimento de insetos rastejante e roedores, o Município de Mirandela antecipou o início do processo de desbaratização e desratização das redes de drenagem municipais de águas residuais e locais públicos em contexto urbano.
Estas ações, de caráter preventivo, já em execução nos bairros Urbimira e do Fomento, têm com o objetivo assegurar a saúde pública através do combate a possíveis pragas. Já calendarizados, os trabalhos prosseguirão para diversos locais da cidade e da vila de Torre de Dona Chama. No meio rural ou em situações pontuais, a solicitação deste serviço poderá ser efetuada através das Juntas de Freguesia, pela aplicação MirandelaAtenta ou pelo contacto telefónico 278 200 200.
O êxito do controlo destes insetos/roedores é um processo bastante difícil sobretudo quando as condições climáticas são favoráveis à sua procriação.
As condições das áreas envolventes são também um fator a considerar na possibilidade de alojar tais infestações. Por isso, o Município de Mirandela solicita a colaboração de todos os munícipes no seu combate.

Faça parte deste processo e siga as dicas para afastar baratas/ratos:

- Armazene os alimentos em recipientes de metal ou plástico;
- Não deixe líquidos em lavatórios ou baldes;
- Limpe restos de alimentos nas áreas de preparação dos mesmos;
- Esvazie o caixote do lixo diariamente e mantenha o mesmo em compartimentos fechados;
- Lave as latas, garrafas e plásticos antes de as colocar nos depósitos de reciclagem;
- Não deixe restos de comida na rua;
- Aplique escovas na parte inferior das portas para impedir a entrada;
- Tape as aberturas de ventilação com tampas próprias ou cubra-as bem com tela de arame galvanizado;
- Sele bem os furos em torno de canalizações, na passagem de cabos, as folgas ao redor dos tubos, drenos e paredes comuns com propriedades vizinhas, as pequenas fendas à volta de rodapés e atrás das tomadas elétricas;
- Arranje as telhas danificadas dos telhados e use tela de arame para vedar pequenas frestas;
- Feche todas as aberturas que possam oferecer abrigo e seja potenciais locais de nidificação destes insetos/roedores.