Remoção de fibrocimento na Escola Luciano Cordeiro arranca a 03 de novembro

28 Out '21

A Câmara Municipal de Mirandela, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mirandela, informa toda a Comunidade Escolar da EB Luciano Cordeiro que a 03 de novembro de 2021 terão início as obras faseadas de remoção de placas de fibrocimento nas coberturas dos 4 blocos deste estabelecimento de ensino. A empreitada decorrerá durante 90 dias.

Com o principal objetivo de garantir a melhoria das condições de segurança e saúde da população escolar e dos respetivos profissionais, ao eliminar a existência de materiais em fibrocimento, potencialmente prejudiciais para a saúde humana, a obra será executada pela empresa certificada MWT - Metalworking Technologies, Lda. e corresponde a um investimento, por parte da autarquia, de cerca de 195 mil euros.

Sendo um processo que exige a implementação e o cumprimento rigoroso de normas de segurança, informa-se que:

• O processo de remoção e transporte do fibrocimento será apenas efetuado fora dos períodos de atividades letivas (fins de semana/feriados/férias escolares);
• O fibrocimento será substituído por painéis sandwich, proporcionando uma melhoria térmica aos edifícios;
• A aplicação dos novos painéis térmicos poderá ocorrer nos períodos de atividades letivas, sem prejuízo das mesmas;
• Os espaços exteriores ao Bloco a ser intervencionado serão vedados e sinalizados de forma a minimizar potenciais perigos para a comunidade escolar.

A Câmara Municipal de Mirandela e o Agrupamento de Escolas de Mirandela apelam à melhor compreensão por parte da comunidade escolar.

Esta ação insere-se no plano estratégico do município para a remoção do fibrocimento de todos os edifícios públicos.