Café Memória em Mirandela

17 Out '19

A Autarquia celebrou no dia 15 de outubro a assinatura do protocolo Café Memória em Mirandela. As sessões têm data marcada todos os terceiros sábados de cada mês, no Bar do Centro Cultural, entre 10h00 e as 12h00. A primeira sessão acontecerá no dia 16 de novembro.

O Café Memória consiste num local de encontro para a partilha de experiências e suporte mútuo a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de serviço social e o apoio de voluntários. Visa contribuir para a redução do isolamento social em que muitas daquelas pessoas se encontram, melhorando, assim, a sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar a comunidade para a problemática das Demências, fomentando o seu envolvimento no projeto.

A chegada do projeto à concelho de Mirandela está integrada na estratégia de expansão da iniciativa a diferentes regiões do país, de modo a levar esta resposta social a um número cada vez maior de pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores. O Café Memória já está presente noutras cidades como Lisboa, Cascais, Porto, Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Guimarães, Madeira, Barcelos, Almada, Sintra, Évora, Esposende, Sesimbra, Barreiro e agora Mirandela.

A existência deste protejo em Mirandela é garantida com o apoio de parceiros locais.
Alheiras Angelina, Alheiras Gracinda, Appitad, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Eurofumeiro, Gestitomé – formação profissional, Lda., Luís Esteves, Lda. e Topitéu fazem parte desta parceria, onde o Município é promotor e organizador e cuja equipa técnica é coordenada pela Associação MentalMente.

A Câmara Municipal de Mirandela disponibiliza um espaço no Centro Cultural, bem como todo o material necessário à realização do “Café Memória”, o primeiro na região interior norte.