Programa de desbaratização em marcha

17 Jul '19

A primeira fase do programa de desbaratização, levado a efeito pelo Município de Mirandela, na rede de saneamento da cidade, está em curso desde o dia 5 de julho. Através de uma equipa especializada, serão percorridos todos os bairros da cidade. A segunda e terceira fases ocorrerão durante os meses de agosto e setembro.

A desbaratização do espaço público é um procedimento complementar à limpeza dos espaços públicos e com o qual se pretende manter controlada a população destes insetos que, com as alterações climáticas que se verificam, têm vindo a aumentar todos os anos, devido a temperaturas e humidades elevadas.

O êxito do controlo destes insetos é um processo bastante difícil sobretudo quando as condições nas áreas envolventes são favoráveis para alojar tais infestações. Por isso, o Município de Mirandela solicita a colaboração de todos os munícipes no seu combate.

✅ DICAS PARA AFASTAR BARATAS:

• Armazene os alimentos em recipientes de metal ou plástico;

• Não deixe líquidos em lavatórios ou baldes;

• Limpe restos de alimentos nas áreas de preparação dos mesmos;

• Esvazie o caixote do lixo diariamente e mantenha o mesmo em compartimentos fechados;

• Lave as latas, garrafas e plásticos antes de as colocar nos depósitos de reciclagem;

• Não deixe restos de comida na rua;

• Aplique escovas na parte inferior das portas para impedir a entrada;

• Tape as aberturas de ventilação com tampas próprias ou cubra-as bem com tela de arame galvanizado;

• Sele bem os furos em torno de canalizações, na passagem de cabos, as folgas ao redor dos tubos, drenos e paredes comuns com propriedades vizinhas, as pequenas fendas à volta de rodapés e atrás das tomadas elétricas;

• Arranje as telhas danificadas dos telhados e use tela de arame para vedar pequenas frestas;

• Feche todas as aberturas que possam oferecer abrigo e sejam potenciais locais de nidificação destes insetos.