Rede móvel no concelho será reforçada e com tecnologia 5G

17 Ago '22

No âmbito do “Projeto Obrigações 5G - Freguesias ANACOM”, esta ação permitirá uma melhor cobertura de rede móvel no concelho de Mirandela, através da implantação de várias novas infraestruturas de suporte de estações de radiocomunicações (estações de telecomunicações), e que permitirão albergar, no futuro, vários operadores.

A Câmara Municipal, parceira estratégica neste processo, tem vindo a identificar a necessidades de reforço da rede móvel do território mirandelense.
Este será um investimento a efetuar pelo operador de telecomunicações NOS, valorizando assim a importância das tecnologias de informação e comunicação como fatores de interesse público e de dinamização da economia digital e da sociedade de informação, promovendo a diminuição do declive entre as populações, com inequívocas vantagens para os residentes e visitantes do concelho.

A tecnologia 5G é a evolução da rede móvel para a 5.ª geração. Com o 5G chegam velocidades muito superiores, menores tempos de resposta (latência) e uma rede mais robusta, mesmo nas zonas e situações com mais acessos, proporcionando uma melhor experiência de utilização com vários equipamentos ligados em simultâneo.