Bairro do Pombal passará a ter ligação rodoviária à zona da ETAR

05 Mai '22

Inserida no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), a Av. Varandas do Tua, mais concretamente, no Bairro do Pombal, vai ter continuidade através da ligação rodoviária à Av. Eng.º Camilo de Mendonça (imediações da ETAR de Mirandela).
Com vista a facilitar significativamente a mobilidade quotidiana da população residente na margem direita do rio para locais de trabalho, escolas, serviços e equipamentos, de que são exemplo a Escola Básica Luciano Cordeiro, a Escola Secundária, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, o Centro Juvenil Salesiano, Piscinas Municipais, Superfícies comerciais, restauração e outros serviços, a intervenção neste troço vem complementar e dar continuidade ao programa “PAMUS” no conjunto da rede ciclável da área urbana de Mirandela.
A criação desta nova via, com uma extensão de cerca de 240 metros, contempla ainda a construção de vias pedonais e cicláveis como forma de promoção da utilização de modos suaves.
Com o valor de investimento de 823 mil euros, acrescido do imposto à taxa legal em vigor, e com um prazo de execução de 180 dias, do caderno de encargos desta obra estruturante, na cidade de Mirandela, consta igualmente a instalação de sistemas de drenagem de águas residuais e pluviais, abastecimento e distribuição de água, redes de fibra ótica e de gás natural, pavimentação de arruamentos e passeios.
Respeitando as normas estabelecidas pela nova legislação de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano, prevê-se ainda a plantação de cerca de 50 árvores de espécies apropriadas.
O projeto denominado de “Criação de rede ciclável e via pedonal do troço entre o Bairro do Pombal e a Av. Camilo Mendonça” tem um cofinanciamento de 205 mil euros por parte do programa de fundos comunitários Norte 2020.