Mirandela acolheu cerimónia de entrega de prémios da XIII Bienal de pintura do Eixo Atlântico

01 Fev '22

A Bienal de Pintura do Eixo Atlântico é um programa com mais de 20 anos que estimula a criação artística, possibilitando simultaneamente o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas, que no noroeste peninsular constituem uma contribuição extraordinariamente viva e dinâmica no panorama cultural europeu.
Em 2022, após uma paragem prolongada, forçada pela conjuntura nacional e internacional gerada pela pandemia, foi em Mirandela que o Eixo Atlântico retomou este programa com a exposição itinerante da XIII Bienal de Pintura e a cerimónia de entrega de prémios aos primeiros classificados.

A exposição é composta por um conjunto de 30 obras finalistas, de um universo de 119 apresentadas a concurso, selecionadas pelo júri presidido por Antón Pulido e composto por Carlos López Bernárdez, Helena Mendes Pereira, Patrícia Oliveira e Fátima Teles, vencedora da última edição da Bienal de Pintura.
Na tarde de hoje, 01 de fevereiro, decorreu no MATL, a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores e de diplomas das menções honrosas, com a presença da presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues; do secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao; do Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Dias e do Secretario Xeral de Cultura da Xunta de Galicia, Anxo Lorenzo.

Vencedores:
1.º Prémio: "Coração Resiliente", de Tito Senna
2.º Prémio: "Betty", de Fruela Alonso Blanco
Prémio Jovens Talentos:
"As cancións de mariñeiros que falan de liberdade escríbeas xente de terra de Breogán", de Torres Gutiérrez

Menções honrosas:
"2D-3D", de Francisco Javier Pena Fernández
"Con la que está cayendo", de J. Antonio Castro-Muñiz

As obras estão agora disponíveis numa galeria virtual aqui