Antiga escola de Vale de Lobo será convertida num centro de apoio à prática de ciclismo no Quadrassal

21 Jan '22

Na manhã de 21 de janeiro, foi assinado, pelo Vice-presidente do Município de Mirandela, Orlando Pires, o auto de consignação da empreitada de criação do Centro Cyclin´Portugal – Quadrassal.

A assinatura deste documento dita o início dos trabalhos de requalificação da antiga escola primária de Vale de Lobo, na freguesia de Cedães, que será convertida numa estrutura desportiva, dispondo de balneários, áreas de lazer, bem como de uma oficina de reparação e lavagem de bicicletas.

O “Centro Cyclin'Portugal Quadrassal” visa divulgar o potencial turístico dos concelhos de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, aproveitar os recursos naturais garantindo a sua conservação e preservação na ótica do desenvolvimento sustentável, permitir a visitação ordenada da área da Rede Natura 2000 (Sítio de Importância Comunitária de Romeu), a possibilidade de se apreciar a beleza paisagística associada à degustação de produtos DOP, articulando-se com a prática de atividades de turismo de natureza, nomeadamente a utilização de bicicleta no âmbito do ciclismo e do turismo ativo, bem como permitir o acesso à prática de atividades desportivas a pessoas com mobilidade reduzida.

Para a autarquia mirandelense, este projeto, para além da promoção turística do concelho e incentivo à prática desportiva, permite a preservação do património edificado.

A candidatura intermunicipal, promovida pelo Município de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros, ao FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), prevê um investimento total de 230 mil euros.

O Centro Cycling do Quadrassal já dispõe de pré-homologação por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo.