Intervenção de manutenção e preservação do Pelourinho de Lamas de Orelhão

27 Nov '20

Está em curso uma operação de manutenção e preservação no Pelourinho quinhentista da localidade de Lamas de Orelhão, no concelho de Mirandela.

A Câmara Municipal, através dos Serviços de Património Cultural em articulação com a Junta de Freguesia e sob a orientação da DRCN, tendo em conta que se trata de um monumento classificado como Imóvel de Interesse Público, desencadeou todas as diligências para esta intervenção.

Salienta-se que, de igual modo, o Pelourinho de Frechas também foi intervencionado, estando em fase final de restauro.

A preservação do património cultural é um dever de todos, cabendo cumulativamente às instituições públicas a sua preservação, promoção e valorização. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Mirandela tem-se empenhado na proteção da herança cultural concelhia.

Entre muitas outras ações, e em particular no caso dos Pelourinhos, além das intervenções em Frechas e Lamas de Orelhão, foi recentemente editado um prospeto promocional sobre todos os Pelourinhos do concelho de Mirandela, disponível no Posto de Turismo.