Curso “Exame Inicial de Peças de Caça Maior Abatidas” em Mirandela

10 Out '20

Decorreu nos dias 2 e 3 de Outubro, no Complexo Agroindustrial do Cachão, o Curso “Exame Inicial de Peças de Caça Maior Abatidas”. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mirandela, em conjunto com o Conselho Cinegético e de Conservação da Fauna Municipal de Mirandela e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Integrado nas ações previstas na “Estratégia de Gestão Cinegética e Piscícola para o Concelho de Mirandela”, apresentada em maio de 2019, esta formação permite avaliar, no local da caçada, a carne de caça destinada a autoconsumo ou consumo doméstico privado, garantindo a sua qualidade. A carne de caça para venda, ou colocação no mercado, não está dispensada do exame “postmorten” a efetuar pelo Médico Veterinário Oficial e realizado em estabelecimento aprovado oficialmente para o efeito.

Este curso, validado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), destinou-se a caçadores, gestores cinegéticos, guardas florestais e qualquer pessoa interveniente no processo da caça. Os formandos, que terminaram com aproveitamento, passarão a constar de uma listagem oficial da DGAV.