Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Época balnear arrancou em quatro praias do concelho de Mirandela

Img 0661 1 980 2500
01 Jul '20

Reconhecidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), as praias fluviais Arq. Albino Mendo, Vale de Juncal, da Maravilha e de Quintas, iniciaram no dia 1 de julho, a época balnear, que se estende até 13 de setembro.

A praia Arq. Albino Mendo, na zona verde do Parque Dr. José Gama, recentemente galardoada com Bandeira Azul pelo segundo ano consecutivo, está classificada como praia de banhos, ou seja, onde existe assistência a banhistas. Nas restantes 3 zonas balneares, não existe vigilância de nadadores-salvadores, embora sejam áreas designadas.

Estas zonas balneares receberam este ano uma atenção especial por parte do Município de Mirandela, para além das já habituais ações de preparação desta época. Nos locais encontram-se afixadas todas as informações emanadas pela APA, em conjunto com as Autoridades de Saúde, no atual contexto de pandemia.

A praia de banhos inserida do Parque Dr. José Gama dispõe de corredores diferenciados, para acessos de entrada e saídas da mesma, bem como a disponibilização de dois pontos para desinfeção das mãos, um posto de primeiros socorros, uma área de confinamento, que apesar de não ser obrigatório, será assegurado apenas nesta zona balnear. Os cinzeiros/recipientes de resíduos, disponibilizados no areal, serão periodicamente higienizados, bem como os chuveiros existentes no local.

Definidos pela APA, conforme os limites máximos de ocupação das zonas balneares, serão hasteadas as bandeiras de acordo com a ocupação de cada espaço, sendo realizado o reporte da lotação, através da aplicação Infopraia. https://infopraia.apambiente.pt/rules/

A praia fluvial Arquiteto Albino Mendo terá capacidade máxima de 800 pessoas, Vale de Juncal com 500 pessoas, Quintas terá capacidade máxima de 200 pessoas e a Maravilha apenas 50 pessoas.

No âmbito da candidatura ao programa Bandeira Azul da Europa, será realizada a habitual vistoria, à praia Arq. Albino Mendo, no próximo dia 6 de julho, dia em que será hasteada a bandeira azul.

Durante a época balnear decorrerão diversas ações de sensibilização, incluídas no programa bandeira azul, relacionadas com a temática ambiental e com as questões de saúde pública relativas à Covid-19.

A Câmara Municipal de Mirandela apela à colaboração dos banhistas e utilizadores destas zonas balneares, para o cumprimento de todas as orientações e informações disponíveis.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791