Recorde de expositores na XXI Feira da Alheira de Mirandela

05 Mar '20

De 6 a 8 de março, a edição de 2020 contará com um número recorde de 93 expositores, mais 11 face ao ano anterior. Vários restaurantes apresentarão o que de melhor existe na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Situado no Parque do Império e com entrada gratuita, este evento contará ainda com um programa de animação musical que certamente atrairá milhares de pessoas ao recinto da feira. Num stand específico para o efeito, uma das novidades para este ano será a caracterização teatral da produção daquela que é apelidada de Rainha da Gastronomia Mirandelense.

A Alheira de Mirandela, sob a garantia do selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é um enchido à base de diversos tipos de carnes, pão e azeite. Esta iguaria típica da cozinha portuguesa assume uma importância económica extrema para o concelho. O destaque deste produto, que pode ser encontrado por toda a região transmontana, é resultado do facto de ser um produto artesanal, sendo a Alheira de Mirandela aquela que ganhou expressão nacional e internacional graças à industrialização. Um negócio que ultrapassa os 30 milhões de euros, as 6 empresas produtoras, 8 cozinhas regionais e cerca de 20 lojas de vendas, criam cerca de 700 postos de trabalho.