AF Bragança FIFA Academy

08 Nov '18

Até 2026 a FIFA tem por objetivo dobrar o número de praticantes de Futebol Feminino em todo o mundo. Nesse sentido, a UEFA e as respetivas federações nacionais desta confederação europeia estão alinhadas com o objetivo de contribuir para que em 2026 possa ser atingida a meta dos 60 milhões de praticantes de Futebol Feminino a nível mundial.

O Município de Mirandela, através do projeto Europeu Erasmus+ “Encuraging Girls Participation in Sports”, que visa ajudar a incentivar as raparigas a envolverem-se e não abandonarem a prática desportiva, tem vindo, desde 2015, a promover um conjunto de ações locais que levaram ao envolvimento de mais raparigas no desporto. Uma das ações passou por atrair para o concelho de Mirandela o centro de Treinos de Futebol Feminino da Associação de Futebol de Bragança, que se encontra em funcionamento há já três épocas no Campo Desportivo da Reginorde.

Recentemente, a Federação Portuguesa de Futebol reconheceu este centro de treinos de Futebol Feminino como uma das “FIFA Academies”, após uma candidatura efetuada pela Associação de Futebol de Bragança. O Campo de Treinos da Reginorde, propriedade do Município de Mirandela, garante os requisitos exigidos na candidatura no que diz respeito às necessidades de apoio ao centro de treinos e às dimensões para a participação em Campeonatos Nacionais nas variantes de Futebol de sete e nove. A instalação desportiva, possui ainda a certificação FIFA “uma estrela” relativamente à qualidade da relva.

A AF Bragança FIFA Academy é uma mais-valia para o concelho de Mirandela pois é aqui que se vai trabalhar o desenvolvimento das seleções distritais femininas nas variantes de sete e nove, decorrendo ainda vários workshops direcionados especialmente para o Futebol Feminino.