Primeiros jovens voluntários no âmbito da natureza e florestas já estão no terreno

22 Ago '18

Os primeiros quatro jovens voluntários do programa “Voluntariado Jovem Para a Natureza e Florestas” já estão no terreno, mas as inscrições continuam abertas.

Os jovens voluntários (dos 18 e os 30 anos inclusive) podem inscrever-se no web site do IPDJ e para qualquer dúvida ou esclarecimento devem dirigir-se à Loja Ponto Já, entre as 11h e as 17h, onde terão ajuda para efetivar a candidatura.

O programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», candidatado pela Câmara Municipal de Mirandela, promove práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Por quinzena os jovens recebem 150 euros, no total serão 7 quinzenas, 4 jovens em cada um destes períodos. Desenvolvem, no âmbito deste projeto, atividades de sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco, inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água, recuperação de caminhos de pé-posto, limpeza e manutenção de parques de lazer, vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação, vigilância fixa nos postos de vigia, inventariação de áreas necessitadas de limpeza, apoio logístico aos centros de recuperação de animais selvagens, apoio logístico aos centros de prevenção e deteção de incêndios florestais, inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas, atividades de reflorestação e controlo de espécies invasoras.