Passar para o Conteúdo Principal

new-logo

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

GAJF trabalha património cultural

Juntas de freguesia 1 980 2500
28 Jun '18

Com o objetivo de abordar o património cultural do concelho de Mirandela, o Gabinete de Apoio às Juntas Freguesias (GAJF) promoveu, em conjunto com o Serviço de Património Cultural, reuniões com os presidentes de Junta de Freguesia, nos passados dias 11 e 12 de junho de 2018.
Esta reunião serviu para fazer um levantamento aprofundado do que existe em cada freguesia, o que está indicado no Plano Diretor Municipal de Mirandela, o ordenamento do território e a legislação. A sensibilização da importância de salvaguardar a identidade local e esta ser um fator de atracão turística foi também tema de discussão.
Neste encontro foi feito o apelo para que as Juntas de Freguesias tenham um papel ativo na preservação e valorização patrimonial, procurando identificar novos patrimónios e recolher sugestões e contributos.
Contou com o apoio do Gabinete SIG que mostrou soluções para o acesso e manuseamento de informação cartográfica relacionada com património cultural e ordenamento do território.
Já no dia 22 de maio de 2018 o GAJF e o Serviço de Património Cultural reuniram com a Unidade de Arqueologia na Universidade do Minho para realizar um possível protocolo.
Entretanto, ao longo do mês de junho, foram efetuadas várias visitas do GAJF às freguesias de Freixeda e Vila Verde, Avantos e Vimieiro, Franco e Vila Boa. Nestas visitas são apuradas as necessidades e pedidos efetuados pelas Freguesias, no local são verificadas essas necessidades por forma a encontrar soluções viáveis.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791