Café da Memória pela primeira vez em Mirandela

03 Mai '18

Mirandela vai receber pela primeira vez uma sessão itinerante do Café Memória, no dia 12 de Maio, das 16h30 às 18h30, no Auditório Municipal do Centro Cultural.

Esta iniciativa é organizada pelo Gabinete de Alzheimer com o apoio do Município.

Consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância, já usado em outros contextos e épocas, para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos. Pretende chegar a estas populações para as informar e sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal.

O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências complementar à resposta técnica. Conta, atualmente, com 18 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou ação social e voluntários.