Área Reservada

Mirandela analisa envelhecimento do interior

31 Outubro 2019

No dia 24 de outubro, o Auditório do Piaget acolheu o seminário Envelhecer no Interior, promovido pela Associação Todos e com o apoio do Município de Mirandela.

Inserida nas comemorações do dia internacional da pessoa idosa, esta iniciativa juntou várias entidades que se relacionam diretamente com os idosos do concelho e pretendeu avaliar as repostas já existentes, bem como encontrar possíveis soluções para as necessidades que ainda possam existir.

A Câmara Municipal de Mirandela tem em curso uma série de programas que visam combater a exclusão e isolamento social em faixas etárias mais avançadas. O município promove atividades de hidroginástica e ginástica sénior, o recentemente acolhido Programa Aconchego, o Café Memória, que tem como objetivo prestar apoio a cuidadores e doentes com problemas de memória, o Balcão Móvel que percorre o concelho a prestar serviços da administração pública, bem como uma panóplia de iniciativas culturais, como foi o caso do projeto Panela Velha, promovido pelo Banco Local de Voluntariado, sessões de teatro, e muitas outras ações.

Na área da saúde, a adesão ao programa “Cartão Abem - Rede Solidária de Medicamentos” permite e garante o acesso gratuito a medicamentos prescritos por receita médica. Num futuro bastante próximo entrará em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde, um serviço de saúde descentralizado.

A segurança é também uma preocupação da autarquia ao promover o programa Aldeia Segura que visa testar e implementar procedimentos de evacuação da população em caso de incêndios rurais.

NIPC 506 881 784