Autarquia promove investimento de 1,1 milhões de euros no aeródromo municipal

09 Abr '21

A Câmara Municipal celebrou com o Aero Clube de Mirandela um contrato de comodato, com uma duração de 40 anos – renovado por períodos sucessivos de 10 anos - para a cedência de uma área de terreno inserida no Aeródromo Municipal.

A transmissão desta parcela, com cerca de 18 mil metros quadrados, tem como objetivo a construção da sede social do Aero Clube, sala de aulas da Escola de Pilotagem, sala de convívio, casas de banho, bar/restaurante, hangares para as aeronaves da associação e para aluguer, bungalows para apoio a pilotos em trânsito, piscina para os associados, área de eventos e um parque infantil temático. O projeto de dinamização deste equipamento de elevada relevância no território ficará a cargo do próprio clube de aeronáutica mirandelense.

Em outubro de 2020, a autarquia já havia instalado uma Torre de Controlo no Aeródromo Municipal, um dos requisitos que possibilita a elevação desta infraestrutura a Classe II, exigida para o transporte de passageiros e de mercadorias.

A Câmara Municipal considera essencial valorizar o espaço e os serviços que o Aeródromo Municipal de Mirandela já oferece (Escola de Pilotagem de Ultraleves e diversas atividades do Aero Clube de Mirandela, Centro de Meios Aéreos de Combate a Incêndios), tornando-se, assim, numa eficaz e importante porta de entrada para toda a península ibérica.