“O Azeite Além Fronteiras” em debate no MOA

07 Fev '19

Qual a perceção do consumidor de azeite além fronteira? Esta foi a pergunta a que a conferência que o Museu da Oliveira e do Azeite (MOA) recebeu, no dia 2 de fevereiro, no âmbito do Festival de Sabores do Azeite Novo, tentou dar resposta.
Foram convidadas três alunas de Ciências da Nutrição do Instituto Piaget do Brasil que foram unânimes nas conclusões, para os brasileiros o azeite de origem portuguesa é o melhor e o que lhes transmite mais confiança.
Numa palestra moderada por Maria Helena Chéu, também do Instituto Piaget, foi também possível perceber que, apesar do azeite português ser o preferido, existe também o fator preço que leva a que consumam, em vez de azeite, algumas misturas de óleos compostos ou azeites adulterados.
A iniciativa “O Azeite Além Fronteiras” prosseguiu com uma prova didática de azeite onde todos os participantes puderam fazer uma análise às propriedades organoléticas de várias marcas transmontanas.