Passar para o Conteúdo Principal

logótipo mirandela

Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Diocese de Bragança-Miranda

São também comuns e abundantes as comissões fabriqueiras, as fábricas das igrejas paroquiais, as comissões de festas e os centros sociais e paroquiais que desempenham funções de assistência humanitária, de gestão de assuntos religiosos e de organização de festividades e eventos religiosos.

As paróquias referidas pertencem à Diocese de Bragança-Miranda. Cada paróquia tem um ou mais párocos responsáveis pela organização da vida religiosa em determinada área e pelas missas nas várias localidades do concelho.

A Diocese de Bragança-Miranda foi originalmente criada, sob o nome de Diocese de Bragança, em 5 de Março de 1770, congregando um vastíssimo número de territórios que haviam pertencido, até então, à diocese de Miranda do Douro.

De facto, a criação da diocese mirandesa no século XVI não havia suscitado consensos, já que a cidade de Bragança era, desde há muito, o principal pólo da comarca de Trás-os-Montes. Assim, e ante o pedido do rei D. José I, acabou a Santa Sé por dividir aquela diocese em duas, uma com sede em Bragança, e outra em Miranda. A partir deste momento, dada a superfície com que ficara reduzida a diocese mirandense, bem como a relativa proximidade entre as duas sés-catedrais, foi apenas uma questão de tempo para que Bragança absorvesse Miranda.

Assim, em 27 de Setembro de 1780, a Sé Mirandense foi unida à de Bragança, passando os seus bispos a serem prelados das duas cidades, e recebendo o bispado o nome conjunto de Diocese de Bragança e Miranda (ou seja, em teoria mantinham-se como que as duas dioceses separadas, mas unidas sob o báculo do mesmo bispo; de resto, o episcopológio costuma referenciar os bispos de Bragança-Miranda com dois numerais, um relativo ao seu posto em Bragança, e outro em Miranda); a actual designação Diocese de Bragança-Miranda (com a supressão da conjuntiva e), data somente de 27 de Maio de 1996.

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Mirandela
Praça do Município
5370-288 Mirandela

Telefone 278 200 200
Fax 278 265 753
E-mail geral@cm-mirandela.pt

Linha Verde e Proteção Civil: 800 205 791