Dia Mundial do Livro com ofertas nos bancos dos jardins

25 Abr '19

O Dia Mundial do Livro assinalou-se em Mirandela, no dia 23 de Abril, de uma forma muito original. Foram distribuídos pelos bancos dos jardins da cidade mais de 150 livros de vários géneros literários.
Quem por lá passou deparou-se com uma oferta de um livro, cujo objetivo foi conseguido, pois, não sobrou um único livro. Esta iniciativa visou reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
A comemoração iniciou com uma interação com o programa “Páscoa no Comércio Tradicional”. Desde o dia 15 ao dia 23 todos os cidadãos que efetuaram compras de valor igual ou superior a 20 euros puderam levantar, na biblioteca municipal, um livro de oferta.
O átrio da Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel, numa mostra de vários livros, também foi alvo desta campanha que encantou os utilizadores deste espaço.
A autarquia mirandelense reconhece que os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.