Sapadores Florestais reforçam serviço de Protecção Civil

11 Abr '19

A nova equipa de cinco sapadores florestais, recentemente em funções, vem reforçar o Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Mirandela.

Os Sapadores Florestais desempenham a sua missão de silvicultura preventiva através de ações de gestão de combustíveis, apoio a realização de queimadas, manutenção de divisórias e linhas quebra fogo e outras infraestruturas. Faz parte das suas funções a vigilância da sua área de atuação que será essencialmente no perímetro florestal da Serra de Santa Comba. Estes profissionais também participam em ações com ênfase na população escolar sensibilizando as crianças para as normas e regras da proteção à floresta.

Durante a época de maior susceptibilidade à ocorrência de incêndios florestais a equipa realiza funções de vigilância. Em caso de incêndio, os Sapadores Florestais colaboram no seu combate, na primeira intervenção e em ações de rescaldo.
Cada Sapador Florestal obtém a sua qualificação após a frequência e aprovação num curso de formação profissional específico que lhes confere credenciação profissional de sapadores florestais.

Os Sapadores Florestais organizam-se em equipas de cinco elementos, com uma viatura e equipamentos especializados adquiridos para o efeito pela Câmara Municipal de Mirandela para exercerem as suas funções com todo o profissionalismo.

Os encargos e o trabalho desta equipa de sapadores florestais são repartidos entre a Câmara de Mirandela e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Estes profissionais ao terminarem a formação estarão disponíveis para exercer as suas funções protegendo a floresta e o concelho.