Mirandela promoveu dois projetos no âmbito do PIICIE

11 Abr '19

A Câmara Municipal de Mirandela, abarcando o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promoveu dois projetos denominados: ”Um Olhar para o Conhecimento/Aprendizagem” e “Hoje há Escola/Retorno à Aprendizagem” que visam promover a melhoria do sucesso educativo dos/as alunos/as, bem como intervir junto da Comunidade Educativa.

O PIICIE arrancou no dia 1 de abril de 2019 e expressa uma vontade estratégica da região em reforçar a atuação junto da comunidade educativa, de forma a alterar a realidade que caracteriza as Terras de Trás-os-Montes ao nível do insucesso e do abandono escolares no ensino obrigatório.

Os projetos funcionam em estreita ligação com o Agrupamento de Escolas de Mirandela, contando com uma equipa multidisciplinar, composta por um coordenador geral, uma psicóloga, duas técnicas superiores de Educação Social, uma técnica superior de Serviço Social e um técnico Superior de Desporto.
Os principais objetivos são: promover o sucesso escolar e intervir no abandono precoce; apostar na intervenção primária e no acompanhamento personalizado; reforçar a ligação escola/família; melhorar a qualidade e pertinência das aprendizagens e competências em contexto escolar; desenvolvimento de atividades extracurriculares e capacitação das equipas.

Os projetos são dirigidos às crianças e jovens do Agrupamento de Escolas e Escolas Profissionais do Município, que apresentam maiores dificuldades de adaptação escolar quer no âmbito das dificuldades de aprendizagem, quer ao nível comportamental, nomeadamente as dificuldades de cumprimento de regras e normas de funcionamento social assim como, no âmbito de incumprimento do dever de assiduidade e pontualidade. Pretende-se, também, incluir nestes projetos, a família e encarregados de educação, promovendo a capacitação e envolvimento parental.

Como entidades parceiras envolvidas na execução, estes projetos contam com o Agrupamento de Escolas de Mirandela, Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mirandela, Consultua e Casa do Menino Jesus de Pereira. Os projetos decorrerão durante os anos letivos 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022, sendo de acesso gratuito para a comunidade educativa. O PIICIE arrancou no dia 1 de abril de 2019.