Teatro de rua assinala Movimento da Monarquia do Norte

14 Fev '19

Para assinalar o centenário da resistência do Movimento da Monarquia do Norte, a Câmara Municipal organizou, dia 9 de fevereiro, uma peça de teatro representada por alunos da Universidade Sénior de Rotary de Mirandela.

A rua da República foi o palco escolhido da peça criada com o intuito de reavivar a memória e a história de Mirandela. A encenação retratou as vivências dos soldados nas trincheiras, mas também o quotidiano da população em casa. A par disso, a personagem do ardina trouxe à peça tudo o que foi escrito sobre o acontecimento na época, durante mais de um mês.

A produção promovida pela Câmara, esteve a cargo de Fernanda Ferreira que construiu o texto, composto por uma vertente histórica, mas também cómica.

Para além da peça de teatro de rua, está patente na Biblioteca Sarmento Pimentel uma mostra documental sobre a resistência em Mirandela até ao dia 15 de março.