Festival do Azeite Festival de Sabores do Azeite Novo com várias iniciativas

24 Jan '19

O ouro mirandelense está, uma mais vez, em grande destaque. A 14ª edição do Festival de Sabores do Azeite Novo 2019 já iniciou e tem atividades programadas para o primeiro trimestre deste ano.

No dia 24 de janeiro, no Auditório Municipal, decorreu uma sessão de esclarecimento aos agricultores por parte dum técnico da Confederação de Agricultores de Portugal com a temática relacionada com subsídios. Na próxima terça-feira, dia 29 de janeiro, a Câmara Municipal, o IPB e a APPITAD organizam o seminário “Novas Práticas em Olival de Sequeiro”.

Em Fevereiro, no dia 2, acontece a prova didática de azeite “Azeite Além Fronteiras”, acompanhada da palestra “O Azeite Português no Brasil” administrada pelo Instituto Piaget e UniPiaget Brasil. Até dia 15 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o workshop de “Poda e Condução de Oliveiras”, que realizará no dia 20 de fevereiro, organizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O mês de Março ficará marcado pela tertúlia azeitada “Azeite na Alimentação Alternativa” e pelo Curso de Aperfeiçoamento de Prova de Azeites que se realizará no dia 2.
Ao longo de todo o festival serão realizadas várias atividades ligadas a este produto nas escolas do concelho. Até ao final do trimeste, todos os domingos, os visitantes do Museu da Oliveira e do Azeite (MOA) serão acarinhados com torradas de azeite novo.