Rede Solidária de Medicamentos

03 Jan '19

A Câmara Municipal de Mirandela assinou no final de 2018 um protocolo com a Associação Dignitude para a implementação do “Cartão abem – Rede Solidária de Medicamento”.

Este programa tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. Esta rede solidária do medicamento tem por destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas igualmente todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica.

Este programa iniciou no dia 1 de janeiro de 2019, com a adesão de todas as farmácias do concelho de Mirandela e as inscrições podem ser efetuadas junto dos serviços de ação social.

A autarquia pretende assim, contribuir para o desenvolvimento do programa, nomeadamente através da sua capacidade agregadora, de envolvimento e de dinamização da sociedade civil e do tecido empresarial para prossecução dos objetivos desta rede, em especial através das suas competências e experiência na referenciação de indivíduos socialmente vulneráveis.