Formação geral em “Ética no Desporto”

20 Dez '18

Decorreu na noite da passada sexta-feira, dia 14 de dezembro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Mirandela a formação de caráter geral subordinada ao tema da “Ética no Desporto”. A iniciativa tinha como público-alvo os treinadores desportivos das várias modalidades e foi organizada pela Associação de Futebol de Bragança em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol.

Participaram na iniciativa mais de maia centena de treinadores de diversas modalidades do concelho de Mirandela e de concelhos vizinhos.
O coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), José Lima, marcou presença pela terceira vez em Mirandela e na sua intervenção voltou a reforçar o papel do desporto enquanto escola de valores.

O docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e diretor da “Portugal Football School”, André Seabra, abordou na sua intervenção a importância da prática desportiva na prevenção das doenças não contagiosas, crónicas e degenerativas como a diabetes tipo II, a hipertensão, a osteoporose, entre muitas outras. A sua intervenção deu enfase à importância da prática do “futebol recreativo” como um meio e “medicamento” para ajudar a população em geral e as crianças e jovens em particular a prevenir futuros problemas de saúde, a melhorar a condição física e a combater um dos flagelos do século nos países desenvolvidos que é a obesidade.

A Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School e das Associações Distritais pretende ainda a curto prazo implementar nos vários concelhos do país a variante do futebol designada por “Walking Football”, que é bastante popular entre os seniores do norte da europa.