Vencedores dos Orçamentos Participativos são convocados para audição

08 Fev '18

Desde a implementação do Orçamento Participativo Municipal (OP) em Mirandela apenas dois dos seis projetos vencedores de 2015/2016 e 2016/2017 é que foram executados.

Os vencedores estão a ser contactados para uma audiência de esclarecimento uma vez que, segundo os regulamentos deste concurso, o último OP deveria ter sido executado até ao final do primeiro semestre de 2017.

O município vê-se assim obrigado a abdicar do Orçamento Participativo 2018/2019 para poder cumprir todos os encargos financeiros dos projetos que não foram executados nos anos anteriores.

A cada projeto foi atribuída uma verba de 50 mil euros – valor máximo – o que perfaz 200 mil euros no total que vão sair dos cofres do município.

Os únicos projetos a ser executados foram do OP 2015/2016. Um deles contemplou a aquisição de uma ambulância de socorro para os Bombeiros de Torre de Dona Chama e outro a construção de um Parque Gerações, um parque de lazer e desporto para crianças, adultos e seniores em Mirandela.

Por executar estão: Património Histórico - Informar e Valorizar, que consiste na colocação de placas identificativas e explicativas em todo o património de interesse turístico e histórico, a construção do Ginásio ao Ar Livre e Requalificação do Parque Infantil da Torre de Dona Chama, a aquisição de equipamento de Proteção Individual (EPI) para os Bombeiros da Torre de Dona Chama e a construção de três campos de ténis em Mirandela.

O Município de Mirandela garante que se empenhará em resolver todos os projetos pendentes com a maior celeridade, porque é obrigatório e também porque entende que é uma iniciativa que promove um processo democrático de interação do cidadão com a sociedade.