Um concelho turístico

11 Out '18

Mirandela foi o destino de eleição turístico para várias actividades desportivas e de lazer no fim-de-semana prolongado de 5 de outubro de 2018.
Milhares de pessoas, oriundas de todos os pontos do país e estrangeiro, rumaram à Cidade do Tua para participarem nas mais diversas atividades.

Cerca de 150 praticantes de Airsoft, uma prática desportiva onde os jogadores participam em simulações de operações militares ou de mera recreação, estiveram durante os três dias na freguesia da Bouça. O evento foi organizado pelo Clube de Airsoft 278 Bravvs de Mirandela e além de ser um prática desportiva, é também uma prática ambiental, pois os jogadores detetam e alertam para situações irregulares existentes nos montes.

O Aero Clube de Mirandela e o seu aeródromo voltaram a estar na rota dos principais acontecimentos aeronáuticos de Portugal.
No dia 6 de outubro, a Volta APAU 2018, organizada pela Associação de Pilotos de Aviões Ultraleves, passou por Mirandela com cerca de 15 aviões.
Os Aero Clubes de Trás-os-Montes estiveram representados com o Cessna 172 e 2 tripulantes.
Os amantes da marca Alfa Romeo também escolheram Mirandela como sede do Alfa Tour 2018. Organizado pelo Biscione Classic Clube, esta tour rodou pelos territórios transmontanos. O Museu da Oliveira e do Azeite foi ponto de passagem. O evento culminou com um desfile pelas ruas da cidade.

A Serra dos Passos tornou-se mais uma vez palco para o encontro de escalada Camp(Sur)Vibe, organizado pelo Grupo de Montanhismo de Vila Real, onde os aventureiros das paredes desafiam a lei da gravidade em terras mirandelenses.

Também o BTT esteve em destaque com a 1ª de três etapas da Travessia Transmontana que terminou em Mirandela.
Entre os dias 5 e 7 de outubro, os participantes percorreram cerca de 340 km numa ligação entre Bragança e Mondim de Basto.

Estas iniciativas contaram com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela.